Trainee: por que vale a pena ser um?

Publicado: 22/07/2011 em Notícias
Tags:

Empresas veem contratação de jovens profissionais como oportunidade de formar desde cedo talentos para cargos executivos no futuro

 
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, estar preparado desde cedo para grandes desafios é, por si, um diferencial importantíssimo na carreira de qualquer profissional. Pelo menos é isso que esperam as empresas que apostam na contratação de jovens recém-formados em seus programas de trainees.Para as companhias, absorver talentos assim que eles deixam a faculdade tem sido uma decisão acertada, principalmente por conta da escassez de profissionais capacitados para as novas demandas do mercado brasileiro. O resultado: mais oportunidades para quem estiver preparado.Segundo Tomaz da Silva, gerente executivo da PP&C Auditores Independentes, o aumento de vagas acontece porque o país está numa boa fase econômica e a tendência é crescer mais. “Um país em ascensão necessita de bons profissionais e para isso, é necessário a qualificação desde a base”, afirma. Nesse sentido, segundo o executivo, “os programas de trainee acabam por contribuir com a formação de líderes para o futuro”.Silva comenta que vários colaboradores da empresa iniciaram suas carreiras como trainee e hoje estão em cargos de gerência. É o caso da Aline Poiani, que no período de três anos chegou ao nível de sênior. Para ela, a oportunidade de ser trainee possibilitou a ampliação dos conhecimentos sobre diferentes áreas, vivenciar desafios, aprender a trabalhar em equipe, ter foco e postura. “Acredito que se não tivesse passado pelo processo de trainee, dificilmente estaria neste cargo e não teria o conhecimento que obtive”, afirma Aline.

Joseph Marques Martini, outro sênior da empresa que entrou como trainee, lembra que diversas vezes antes de obter a graduação em Ciências Contábeis saia do trabalho e ia para faculdade estudar. “Me dediquei e persisti, por isso consegui”, enfatiza.

Para Tomaz, gerente executivo da empresa, empresa e profissional saem ganhando com os programas de trainees. “Os estudantes serão os líderes daqui alguns anos. Por isso, é importante a dedicação nesta fase, pois serão eles que coordenarão a empresa”.

10 dicas indispensáveis para um bom trainee

 1 – Busque leituras técnicas sobre o trabalho que realiza;

2 – Não se limite a executar o que lhe pedem;

3 – Tenha um diferencial;

4 – Persistência;

5 – Seja pontual;

6 – Ter responsabilidade com todas as suas tarefas;

7 – Vista-se e comporte-se de maneira sóbria;

8 – Expresse-se de forma clara e objetiva;

9 – Demonstre estar preparado para ambientes adversos e novos desafios;

10 – Demonstre interesse em ingressar e evoluir na carreira. 

Fonte: Administradores.com, acessado em 22 de julho de 2011 as 08:00.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s