Descubra quem são os jovens empreendedores de sucesso

Publicado: 25/07/2011 em Notícias

Será que você leva jeito para embarcar nessa

Mais do que nunca, jovens entre 18 e 30 anos estão se dedicando ao mundo dos negócios para obter destaque no mercado de trabalho, engrossando a safra brasileira de jovens empreendedores, país em que, nos últimos três anos, aproximadamente quatro milhões de jovens decidiram iniciar seu negócio próprio, posicionando o Brasil em terceiro lugar no ranking GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de jovens participantes no mundo dos negócios.

Segundo o estudo, em torno de 15% dos jovens brasileiros estão envolvidos com o empreendedorismo, ou seja, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. E do total de empreendedores brasileiros (em todas as faixas etárias) 25% são jovens.

Mas o que esses jovens têm em comum? Especialistas dizem que, mais do que vontade, o jovem precisa ter duas qualidades: espírito empreendedor, ou seja, a habilidade de identificar um problema e ter a sabedoria para solucioná-lo. E, talvez, a mais importante delas: apetite pelos riscos. “O jovem empreendedor sabe que os riscos existem, mas ele não tem medo de enfrentá-los”, esclarece o professor e doutor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), Davi Nakano.

A equação que resulta em um número cada vez maior de jovens empreendedores está intimamente ligada à educação atual, pois na maioria dos casos são pessoas criadas com liberdade, o que os torna menos ligados à hierarquia, fazendo com que resistam à idéia de dar satisfação ao chefe sobre o que fazem e tendo cada vez mais vontade de serem donos do próprio nariz. Outro fator importante é o meio em que se vive, pois quando se tem uma ideia e o ambiente lhe proporciona a oportunidade de executá-la, seja por facilidade de crédito ou infra-estrutura, tudo fica mais fácil de alcançar seu objetivo.

Antes de começar um negócio, porém, estes jovens empreendedores avaliam diversos fatores, não se aventuram em uma ideia. Um grande exemplo é a liberdade que terão para determinar os rumos do trabalho, gerenciar seu próprio tempo, e a capacidade de poderem inovar o quanto quiserem. “Em geral, são pessoas que admiram grandes soluções para grandes problemas, gostam de ideias inovadoras que contribuam para a sociedade e são mais abertos a captar e a distribuir informações para todos”, descreve Nakano.

O dinamismo com que correm atrás de seus objetivos e a flexibilidade com que tomam decisões são características inerentes ao jovem empreendedor. Quer saber se você tem esse perfil? O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) desenvolveu a ferramenta “Teste seu perfil empreendedor” que permite avaliar seus conhecimentos e ver se você leva jeito para empreender.

Bem-vindo ao clube

Com o grande avanço tecnológico atual é cada vez mais comum se deparar com empresas ligadas à inovação guiadas por jovens. Dois grandes exemplos de sucesso são o Google, criado por Larry Page e Sergey Brin, quando ainda estavam na universidade, e o Facebook, fundado por Mark Zuckerberg, cuja história virou até tema de filme, o longa-metragem “A Rede Social”, lançado em 2010, com direção de David Fincher. Mas as boas histórias não param por aí. Confira, a seguir, outras ideias que tomam forma de empresa sob o comando de jovens empreendedores.

Físicos desenvolvem nariz eletrônico para proteger meio ambiente

Daniel Medeiros e João Tadeu Santos, graduados em Física, aos 30 anos, criaram a empresa Innovar e Technologies, com o projeto de nariz eletrônico utilizado para identificar madeira. O projeto nasceu na graduação e em abril de 2011 foi apresentado ao CIETEC (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) que por sua vez, apostou na ideia e está realizando testes e dando orientação aos empresários.

O projeto tem chamado a atenção de alguns órgãos defensores do meio ambiente, como o IBAMA, justamente porque o nariz eletrônico é um aparelho portátil, tem aproximadamente o tamanho de um celular e é capaz identificar no mesmo momento se a madeira pode ou não ser comercializada. Hoje, para realizar esta análise é necessário que o fiscal recolha uma amostra da madeira e envie a um laboratório, sendo obrigado a aguardar dias pelo resultado.

Boas ideias também vão de bicicleta

Mauricio Villar e Maurício Matsumoto, engenheiros, com apenas 26 anos desenvolveram a empresa Compartibikes, com o programa Pedalusp. O projeto consiste em compartilhar bicicletas e facilitar a locomoção das pessoas dentro do campus da USP (Universidade de São Paulo), devido o acesso aos prédios ser muito demorado.

O serviço de empréstimo de bicicletas é gratuito e está em fase de experimento, portanto o programa possui quatro bicicletas e é disponibilizado em dois prédios da universidade, Mecatrônica e Biênio. Para utilizar as bicicletas é necessário acessar o site http://www.usp.br/pedalusp e seguir as instruções de cadastro. O objetivo dos empresários é expandir o projeto para 10 localidades na USP e disponibilizar 100 bicicletas, para isso eles estão à procura de patrocinadores.

OvermediaCast monitora vídeos on-line e traça perfil de usuários

Daniel Uchoa, 30 anos, mestre em engenharia elétrica em 2009 criou a empresa OvermediaCast, uma plataforma de software com os serviços para hospedar, compartilhar e monitorar vídeos online. O projeto só foi desenvolvido em 2010 e o serviço está sendo comercializado há apenas um mês.

O grande diferencial da empresa é a captura de informações dos consumidores destes vídeos. Uma empresa que lançar uma campanha de vídeo poderá, com o Overmedia, analisar o perfil dos usuários que o assistem por meio do cadastro, buscar dados do usuário nas redes sociais, seu perfil como consumidor, as cenas do vídeo que ele mais assistiu e identificar, então, o perfil do consumidor para o produto divulgado.

Fonte: Universia.com, acessado em 25 de julho de 2011, as 09:32.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s