O que você faz para se motivar no trabalho?

Publicado: 28/07/2011 em Notícias

A chave para motivação bem sucedida é o envolvimento individual. Isso significa unir as metas pessoais dos funcionários às da empresa

Por Daniela do Lago , Administradores.com

Bilhões são gastos com motivação todos os anos. São brindes, placas, troféus, prêmios e, naturalmente, bônus em dinheiro para os melhores da empresa. Mas, o que é de fato motivação?

É ter um “motivo para ação”, é pessoal, intrínseco e intransferível. Este motivo está dentro da sua cabeça e do seu coração, portanto seus motivos são abstratos, só têm significado para você e esta é a razão pela qual é algo tão especial.

O grande problema é definir os motivos verdadeiros, o que realmente você quer, o que te move para ação, para assim dar significado ao seu dia a dia.

Ela está sempre presente. Não existem pessoas desmotivadas. A grande questão é: como obter mais motivação nas áreas em que desejamos? Como nos tornarmos – e os que estão próximos a nós – mais estimulados a buscar realizações profissionais?

Como então conseguir mais motivação no trabalho? A chave para motivação bem sucedida é o envolvimento individual. Isso significa unir as metas pessoais dos funcionários às da empresa. Para vencer no trabalho, todos nós devemos criar uma metodologia em que as pessoas e o negócio estejam intimamente ligados para crescer juntos, com metas comuns ou compatíveis.

Para isso, será necessário fazermos 2 perguntas:

1 – O que há aqui para mim?

2 – Por que devo fazer isso?

Quando as pessoas perguntam: “Por que devo fazer isso?” ou “O que há aqui para mim?”, estão tentando se motivar. Estão querendo dizer “Chefe, preciso de ajuda”, “Deixe-me entender melhor o propósito deste trabalho”, “Quero ser motivado!”

Será que seu chefe está aberto para responder estas perguntas?

Agora não vale colocar a culpa somente no seu chefe (lembre-se que a motivação vem de dentro). Confesso que conheço alguns profissionais que estão desmotivados no trabalho, passam o dia reclamando do trabalho e dos problemas mas quando são questionados, nem sequer sabem o que realmente querem e esperam do trabalho.

E você, sabe o que realmente quer do seu trabalho?

Portanto, pare agora, pense e avalie até descobrir a essência de seus motivos. Se você já descobriu o seu motivo verdadeiro então agora dedique a sua vida para conquistá-lo e só assim poderá dizer que é uma pessoa motivada!

Daniela do Lagocom mais de 12 anos de atuação na área de recursos humanos, é mestre em administração com foco em Comportamento Organizacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem MBA em Marketing pela FGV e Bacharel em Administração pela Fundação Santo André. É palestrante e autora de diversos artigos acadêmicos publicados em congressos e revistas. Atua como Coach Executivo e Life Coach, com formação internacional em nível sênior pelo Integrated Coaching Institute (ICI). É professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas. 

Fonte: Administradores.com, acessado em 28 de junho de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s