Administração completa 46 anos

Publicado: 09/09/2011 em Notícias

Conheça um pouco mais a profissão e por que a presença do Administrador é necessária em empresas públicas e privadas

Por Sebastião Luiz de Mello

Os mais de 305 mil administradores registrados do país comemoram no dia 9 de setembro, o Dia do Administrador. Este ano, a profissão completará 46 anos de regulamentação e motivos para celebrar não faltam. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2009 do Ministério da Educação (MEC), a Administração é o curso mais procurado no ensino superior. Hoje, o Brasil possui mais de 2.600 cursos de Administração. A pesquisa mostra, ainda, que o país tem mais de 800 mil alunos matriculados e, por ano, são formados cerca de 114 mil Administradores.

Apesar da pouca idade, a Administração é uma ciência antiga. No século XIX o escocês Adam Smith, por exemplo, já pregava a ideia de que o administrador deveria cultivar a ordem, a economia e a atenção, iniciando a aplicação dos conceitos de controle e remuneração. Na mesma época, o engenheiro americano Frederick Wislow Taylor introduziu o conceito de administração ao aplicar o conhecimento na prática do trabalho.

Maximização dos recursos, racionalização e eficiência no trabalho e redução de desperdício, são alguns dos conceitos aplicados que contribuíram para eclosão do capitalismo, que teve seu auge no Estados Unidos. Não foi à toa, portanto, que a primeira escola de Administração de Empresas do mundo foi criada naquele país, na Wharton School of Management, na Filadélfia. No Brasil, a Administração começa a despontar no período entre 1930 a 1950, época marcada pelo investimento na indústria de base brasileira. Anos mais tarde, a profissão é regulamentada no país por meio da Lei 4.769 de 1965, que criou, também, os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs).

Depois disso, a Administração não parou de crescer no país, passando a ser ainda mais valorizada em diversos setores da sociedade. Por essa razão, essa é a profissão mais procurada no país.O Sistema CFA/CRAs tem realizado muitas ações e projetos em prol da valorização da categoria. Firmamos parcerias com Instituições de Ensino Superior, executamos campanhas para destacar o papel do Administrador, criamos grupos de estudos no Sistema CFA/CRAS, promovemos cursos de atualização profissional, estamos atuando com uma fiscalização orientativa, entre outras iniciativas.

Além disso, o CFA criou este ano a Comissão Especial Mista de Acompanhamento Parlamentar que está acompanhando, de perto, o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional visando a adequação de leis e proposições que venham ao encontro dos interesses maiores da profissão de Administrador. Os PLs nº 3615/2000, 3507/2002, 985/2007, 591/2010 e 1456/2011 são exemplos de proposições acompanhadas pela autarquia. Existem outros projetos em andamento. Quando as propostas ferem a categoria, nos manifestamos contrários, nos reunimos com os parlamentares, convocamos reuniões, emitimos pareceres. Enfim, fazemos de tudo para que o PL seja revisto e não prejudique os profissionais de Administração.

Profissional de múltiplas competências – O Administrador é o profissional é responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada. A sua atuação é bastante ampla, sendo necessário em todo tipo de empresas. Ele atua em diversas áreas como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras.

Para ser um bom Administrador, além de ter as competências técnicas, é preciso estar apto para exercer legalmente a profissão. O registro profissional é a carteira de identidade do Administrador. O profissional registrado é reconhecido no mercado de trabalho como uma pessoa qualificada e apta a exercer a profissão. Além disso, ele conta com o respaldo do Sistema CFA/CRAs para proteger os direitos profissionais e pelo reconhecimento da profissão.

Ser proativo, saber gerenciar uma equipe e ter espírito de liderança são algumas características necessárias para o profissional de Administração se destacar no mercado de trabalho.Além disso, tem que saber planejar ações, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade. Um bom sistema de gestão pode ajudar a empresa a superar momentos de crise com tranquilidade.

Tecnólogos também comemoram a data – Os cursos superiores tecnológicos em Administração também surpreendem. Os dados do MEC mostram que a procura por esses cursos aumentou. O Brasil tem mais de 290 mil alunos matriculados e, atualmente, o país oferece mais de 290 cursos tecnológicos, em diversos eixos na área da Administração.

Diante dessa realidade, desde 2009 os graduados em cursos superiores tecnológicos na área de Administração também passaram a ter o direito ao registro profissional. Além disso, esses profissionais também comemoram o seu dia junto com os Administradores, no dia 9 de setembro.

Atualmente existem diversos cursos aprovados pelo Ministério da Educação que habilita o tecnólogo a solicitar o registro. Para saber quais são eles, basta acessar o endereço http://www2.cfa.org.br/legislacao/resolucoes/2009/RN09374%20consolidada.pdf.

Fonte: Administradores.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s