Vai começar sua vida profissional? Veja dicas de como alcançar o sucesso

Publicado: 09/02/2012 em Notícias

Especialista dá dicas de como se livrar da ” marcação” dos supervisores em uma companhia e de como ser bem-sucedido

Por Redação, Administradores.com

Dar os primeiros passos na vida profissional nem sempre é fácil, afinal, a falta de experiência aliada à imaturidade pode levar a uma jornada para lá de desastrosa no universo corporativo. Por esta razão, não é para menos que tantos profissionais já experientes tenham o hábito de pegar tanto no pé de colaboradores ainda em início de carreira.

Mas será que existe um meio de se livrar dessa “marcação” do contratante? A resposta é sim, mas isso desde que algumas regrinhas básicas sejam seguidas.

As regras Segundo a professora em tecnologia educacional e coordenadora dos cursos de Secretariado Executivo e Organização de Eventos da Faculdade Anhanguera de Osasco, Valdessara Bertolino, os profissionais que quiserem se aventurar no mercado devem dominar algumas regras se realmente estiverem interessados em alcançar o sucesso dentro de uma empresa. E a primeira delas diz respeito aos princípios de cada um. Pois é, tenha princípios!

“Um profissional deve basear sua vida em princípios imutáveis e atemporais, como a honestidade, caráter, confiança, justiça, ética e respeito”, diz.

Para ela, tais características são necessárias para quem deseja alcançar uma liderança bem sucedida. “A liderança centrada nestes princípios é a chave para desencadear o potencial humano individual”, explica a profissional.

E, se os princípios se fazem necessários, o conhecimento constante também, afinal, apenas quem busca conhecimento e investe na própria carreira é capaz de conquistar um lugar ao sol, não é mesmo?

Seja diferente, mas inove! E que as empresas precisam de profissionais com iniciativa, competitividade, autonomia e que também estejam dispostos a cumprirem ordens todos sabem, mas como ninguém quer ser um robô dentro de uma organização, não custa nada fazer as coisas de um jeitinho único. Por isso, pense e inove. Faça diferente!

“Saia do lugar comum e se torne alguém incomum. Obedeça, mas  busque sua realização pessoal e profissional”, diz Valdessara, que também defende que o  lado humano precisa ser mais valorizado nas companhias.

“Os dados estão cada vez mais rápidos e o tempo é menor. Contudo, frente à competitividade e à pressão, as empresas também são obrigadas a ser mais generosas para atrair e manter seu mais importante patrimônio: o homem”, completa.

Assuma sua carreira Por fim, quem quiser realmente ser bem-sucedido deve se lembrar de três fatos: a criatividade substituiu a força, a motivação substituiu o medo e o trabalho em equipe ocupou o lugar do individualismo. Por isso, se você ainda não se adaptou a essa realidade, aproveite para mudar.

“Muitos profissionais ainda não deram conta dessas mudanças e continuam buscando empregos que não existem mais. A reciclagem de conhecimento é necessária para quem deseja investir na própria evolução profissional”, completa a professora.

Ela lembra ainda que o trabalho nunca desaparecerá, mas que novas formas serão desenvolvidas e que caberá a cada trabalhador descobrir a que melhor se adapte a ele.

Fonte: Administradores.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s