10 habilidades em falta no mercado de trabalho

Publicado: 20/08/2012 em Notícias

Consultoria Hays apresenta lista feita a partir de levantamento global das maiores demandas do mercado

Por Redação Administradores, Administradores.com.br

A Hays, empresa global de recrutamento para alta e média gerência, divulgou uma  lista de habilidades que estão em falta no mercado de trabalho em nível mundial. O levantamento foi feito a partir de uma análise desenvolvida pelos escritórios da consultoria por meio da identificação das maiores demandas do mercado. A lista foi dividida em habilidades gerais e específicas de algumas áreas. Confira:

Habilidades gerais

– Línguas: Um tema comum entre empresas de vários países é a necessidade de o profissional ter conhecimento em mais de um idioma. Em uma economia globalizada, o inglês se tornou a língua dos negócios. Para quem já tem um bom inglês, é interessante saber mais dois ou três idiomas;

– Comunicação: Importante saber como trabalhar em equipe e construir bons relacionamentos;

– Gerenciamento de equipe e liderança: Uma razão para isso é a falta de treinamento para profissionais jovens que, cada vez mais, têm exercido cargos de liderança. Muitas vezes o profissional com pouca idade não tem preparo e maturidade suficientes para assumir essas funções;

– Organização: Dadas as condições da economia global, os empregadores buscam funcionários capazes de organizar seu dia de maneira eficiente para contribuir com os negócios da empresa de forma efetiva.

Habilidades específicas

– Financeiro e Orçamental: Cada vez mais, as organizações estão procurando profissionais eficientes no que diz respeito ao controle das finanças e dos orçamentos, mas em muitos países faltam candidatos com essas habilidades.

– TI: Faltam profissionais com conhecimento em JAVA, NET, C++ e outras necessidades específicas na área de TI.

– Conhecimento em sustentabilidade: É uma área relativamente nova, porém crescente, principalmente para o setor de energia e construção.

– Negociações: Empresas querem cortar custos e economizar. Sendo assim, procuram profissionais capazes de fazer os melhores acordos para alcançar estes objetivos.

– Pesquisa e desenvolvimento: Companhias da área de tecnologia, bens de consumo, indústria e ciência, buscam  funcionários capazes de investir em pesquisas. O setor de petróleo e gás, por exemplo, tem criado muitas oportunidades na área de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro.

– Assistência médica: Com a expectativa de vida das pessoas cada vez maior, a demanda por assistência médica vem crescendo. Mas a falta destes profissionais especializados nesta área continua sendo uma ameaça para os próximos anos.

Fonte: Administradores.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s