Veja algumas dicas para melhorar sua performance nos estudos

Publicado: 04/04/2012 em Notícias

Estudantes devem descobrir o seu timing, ou seja, os momentos em que estão mais ativos e podem aproveitar mais

Para crescer na carreira, o profissional precisa de experiências, competências, habilidades e muito estudo. A falta de tempo e mesmo de disposição é um dos elementos que mais atrapalham os profissionais que querem estudar. Mas, seguindo algumas dicas, é possível ter bons resultados.

Conforme sugere o especialista em administração do tempo e produtividade, Christian Barbosa, antes de mais nada, é preciso achar o seu timing, que varia muito de pessoa para pessoa. É o momento do dia em que o profissional se sente mais disposto para se concentrar nos estudo. De nada vai adiantar separar uma hora do dia, se ela não coincide com o momento em que o profissional tem disposição.

“Se, por exemplo, você é melhor de noite, coloque as lições mais difíceis, complexas e chatas nesse período e reserve as coisas mais gostosas, fáceis e rápidas para os períodos em que não está tão ativo”, recomenda Barbosa.

Descanse Assim como estudar bastante é importante, também é preciso parar em alguns momentos. “Nem sempre forçar demais é a melhor estratégia”, explica o especialista. O momento de aproveitar é quando estamos dispostos e com energia, e o de parar é quando a pessoa começa a se sentir cansada e sonolenta.

Nesse momento, a sugestão é parar mesmo, porque você está com capacidade de absorção e aprendizado reduzida. Além disso, você corre o risco de ter de rever o que já estudou em outro momento. “Atletas de alta performance sabem bem o momento de treinar e competir duro e também de parar, descansar e recarregar as baterias”, exemplifica Barbosa.

Alimente-se Outro ponto importante é fazer seu cérebro funcionar melhor. Para isso, nada melhor do que cuidar da alimentação. O especialista recomenda uma boa alimentação, com alto valor nutricional, de preferência em intervalos de três em três horas. “Estudos comprovam uma ligação direta entre sua capacidade de decidir e seus níveis de glicose no cérebro”. Assim, tome cuidado para comer de forma inteligente, evitando comer apenas para saciar sua ansiedade.

Momentos de lazer também são importantes. Ajudam a recuperar as energias, oxigenar o pensamento e ter novas ideias. Assim, saiba que, quanto maior sua rotina de estudo, maior a necessidade de realizar atividades que ajudem a aumentar seu equilíbrio, como, por exemplo, um esporte. O objetivo aqui é tirar o foco dos estudos por alguns momentos.

Técnicas para estudar O especialista sugere que o estudante faça um plano de estudo bem detalhado, com matérias específicas para dias de estudo e tarefas para realização de exercícios de reforço. Sem um plano, é mais difícil dimensionar suas metas.

Vale a pena ainda elaborar resumos de assuntos mais complexos ou mesmo desenvolver mapas mentais. “Eles são uma forma gráfica de apresentação de ideias que rapidamente retomam os conceitos aprendidos em poucos minutos”, diz Barbosa.

“Vale também aprender algumas técnicas de memorização, que com pouco esforço permitem lembrar textos, fórmulas, sequências numéricas e muito mais”, finaliza o especialista.

Fonte: Administradores.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s